Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 14 de julho de 2011

SHANTALA


A shantala é originária da Índia e consiste numa técnica simples, amorosa, mas muito profunda que sempre foi passada oralmente de mãe para filha. É um carinho com seqüência, técnica e direção que pode ser repetido no bebê diariamente a partir do primeiro mês de idade. Suas características são o silêncio e a concentração. É chamado até de meditação ou yoga do bebê. Desenvolve o diálogo não verbal entre a mãe e o bebê, com os olhos e com as mãos.
Os pais que procuram fazer shantala em seus bebês buscam o melhor para eles, bem como vê-los relaxados, tranqüilos, dormindo bem e sem cólicas.
A shantala no Ocidente veio num momento extremamente importante e dando continuidade à proposta do parto humanizado. Para muitos profissionais no Ocidente a shantala é uma técnica de estimulação, para outros uma terapia para a prevenção de doenças, ao toque que traz inúmeros benefícios a nível de vinculação com a mãe.
As diferenças entre a prática da shantala aqui e na Índia é que lá ela é ensinada pelas mães às filhas, não há literatura, cursos, etc... é uma técnica milenar. Aqui os pais fazem  também. Aliás não há q os impeça, muito pelo contrário, é uma forma de os pais e os bebês poderem se curtir mutuamente,  é um momento muito especial.

A shantala só é recomendada a partir do 1º mês de nascido pq o bebê já está com a pele mais preparada. Muitas vezes ela descama, troca a pele, também o umbigo já está cicatrizado. Apesar de ser um toque carinhoso a shantala tem um toque profundo e forte, não é superficial, faz alongamentos e trabalha a musculatura e as articulações.
Os benefícios da shnatala são inúmeros, desde o aprimoramento do relacionamento mãe/bebê e pai/bebê até um bom desenvolvimento psicomotor. Elimina gases, cólicas, prisão de ventre, tranqüiliza o sono, gera confiança e por tudo isso é altamente preventiva. Raramente o bebê que recebe essa massagem diariamente vem a adoecer.
Acredito que a shantala pode influir na formação da personalidade da criança fazendo-a sentir-se muito amada e plena. E quem recebe amor provavelmente aprende a amar e retribuir isso ao seu redor. Serão adultos equilibrados, tranqüilos, inteligentes e que possivelmente contribuirão para a paz no mundo.
Os efeitos são imediatos. No mesmo dia o bebê já dorme melhor, as cólicas já diminuem. Só vendo para crer!!! É realmente uma técnica fantástica. Atua em todos os níveis: físico, emocional, energético e espiritual.
Não se deve praticar a shantala quando o bebê está muito doente. É preventiva, mas na hora da crise não dá para aplicar. É preciso que a criança esteja participando, concordando com a prática. Exemplo: na crise de cólica ela chora muito, se contorce. Outra contra-indicação seria para doenças de pele que impeçam o toque. Mas ela é ótima para restabelecer a saúde. Também não deve ser feita na criança com estômago vazio. Não deve estar dormindo, nem com frio.
É preciso observar a melhor hora do bebê, um local tranqüilo, óleo vegetal apropriado para o frio ou calor.

Eu comprei um da Natura, q inclusive vem com um livreto q ensina técnicas de shantala.
http://www.mamaeebebe.com.br/linha_detalhe.php?p=13
A mãe e o pai são as pessoas mais indicadas, mas os familiares e numa creche até um profissional pode realizar, tudo depende da necessidade e da disponibilidade das pessoas.
O toque traz saúde em todos os níveis, aproxima, elimina tensões, bloqueios, e proporciona um bem estar incrí vel para os bebês.

Aprenda a SHANTALA  passo - a - passo:


 
P.S. ... A VIDA COMO ELA É!!!
Graças a Deus a Valentina não teve cólicas, usei a Shantala somente para relaxamento... ligava o ar condicionado no quente para aquecer o quarto, ligava um som baixinho, deixava a luz baixa (com um abajour) e mãos a obra... é sucesso garantido!!!
Infelismente não tenho fotos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.